terça-feira, 18 de dezembro de 2012

15.12.12 Entrega de Certificados Projovem Adolescente 2012



Nelson Trad Filho entrega certificados de conclusão de curso a adolescentes do Projovem 

 


Neste sábado, 200 jovens integrantes do Projovem Adolescente (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens) receberam o certificado de conclusão de curso do Programa de Iniciação para a Vida Profissional. A solenidade aconteceu no Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza, (Rua Joaquim Murtinho, 3.117 – Bairro Tiradentes) com a presença do prefeito Nelson Trad Filho, secretária Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania, Nilva Santos, professores e pais de alunos.
Na entrega dos certificados, o chefe do Executivo Municipal destacou a importância dos cursos profissionalizantes para os jovens que passam a ter o currículo acrescido de novas informações e uma chance maior no mercado de trabalho. “Esse é um momento de festa e também de reflexão de todos vocês que sabem o quanto se esforçaram para até aqui”, disse Trad Filho parabenizando os alunos pela conclusão do curso.

Ao falar da importância do estudo, o prefeito salientou que o maior investimento em suas duas administrações não foi na obra física, mas no ser humano, na valorização da pessoa e do profissional. “As obras físicas estão aí, a Orla Morena, a Via Morena, as avenidas, a ciclovia, a Orla Ferroviaria, mas a valorização da pessoa foi o grande investimento”, ressaltou lembrando as ações nas áreas de assistência social, saúde e educação.

Para Valdete da Mota Lemes, mãe da aluna Jessica Luana, 15 anos, investir na educação é essencial e exatamente o que os pais querem para os filhos. “Ver minha filha formada, com mais informação e condições de enfrentar um trabalho é um sonho para nós pais. Jessica, que concluiu o curso de Informática, disse que já faz se sente muito mais segura para trabalhar. “A informática hoje é um requisito para qualquer emprego e sem fica muito difícil conseguir um emprego”, comentou a jovem.

Joel Hendjes, 16 anos, participa do Projovem do Cras Tijuca 2, e não pensou duas vezes ao ter a oportunidade de participar do curso de Manutenção e Assistência de Microcomputadores. “Já trabalho por conta própria e o curso me ajudou muito a garantir uma profissão que já me traz uma renda”, disse. Ele, agora, espera aprimorar os conhecimentos com outros cursos na área. De acordo com a secretária da Sas, Nilva Santos os jovens tiveram com os cursos uma oportunidade para aumentar o conhecimento com informações técnicas relevantes para a vida profissional.

Os cursos realizados em parceria com Senac, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto Lutrher King, Facsul e Escola Municipal Bernardo Franco Baís, capacitaram os jovens nas áreas de preferência deles considerando o perfil. Os adolescentes puderam escolher entre os cursos de atendente de comércio, auxiliar administrativo, organização de eventos e cerimonial, montagem e assistência de microcomputadores, operador de telemarketing e informática.

Projovem - Um dos objetivos do Projovem Adolescente é o desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e a formação para o mundo do trabalho.

Fonte/Autor: Marta Benedito Mtb/MS 184