sexta-feira, 1 de abril de 2011

Desembargador Chagas fala aos formandos do Projovem sobre justiça e trabalho

“Para vocês jovens estarem inseridos no competitivo mercado de trabalho, a qualificação é um passo imprescindível. Os modelos de produção de hoje são bem diferentes da época em que comecei a trabalhar, da mesma forma que são diversos os modelos de exclusão do mundo do trabalho. Por isso, quem não tem conhecimento e não domina todo esse aparato tecnológico, vai ficar no meio do caminho” .Com essas palavras, o Desembargador Francisco das Chagas Lima Filho,  do Tribunal Regional do Trabalho, iniciou sua palestra aos formandos de quatro cursos do Projovem Adolescente, direcionando a eles uma mensagem de incentivo e esclarecimento sobre o trabalho.

A palestra do desembargador Chagas Lima Filho aconteceu nesta quinta-feira (31.03) no auditório do Sebrae, durante a entrega dos certificados aos 190 alunos formandos dos cursos de Secretariado, Web Design, Organização de Eventos e Cerimonial e Montagem e Assistência de Micro Computadores. Os cursos foram realizados pela Funsat (Fundação Social do Trabalho) em parceria com a SAS (Secretaria Municipal de Ação Social), com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social.

A uma plateia curiosa, o Desembargador discorreu sobre o tema “Direito ao Trabalho e acesso à Justiça” e salientou a transformação pela qual o mundo passa nas relações de trabalho. “Trago uma mensagem de incentivo, que todos possam sair desta palestra sem ilusão, mas sim preparados para enfrentar o mercado de trabalho e levar adiante um projeto de vida profissional”, salientou.

Para o jovem Fernando Júris, 16 anos, o curso de Montagem e Assistência de Micro Computadores Manutenção de Computador foi o primeiro passo para buscar um caminho profissional. “Depois que comecei o curso, vi que mexer com computadores é algo que gosto muito. Meu próximo curso será de web design”, planeja o jovem. A formanda Maricelma Silva Lima, da turma de Fernando, foi uma das 12 jovens participantes do curso. Ela garante que mesmo sendo os garotos a maioria na turma, todos respeitaram sua escolha. “Acho que hoje não tem profissão de homem ou de mulher, mas sim de pessoas qualificadas”, analisa.

A qualificação é um dos pontos importantes do Projovem Adolescente que tem como objetivo preparar o jovem para a vida e destacar as potencialidades de cada participante. Para isso, oferece atividades em diversos formatos, como a palestra roda viva sobre casos de sucesso, valores humanos, ética e cidadania, educação ambiental, orientação para o trabalho e empregabilidade, além de trilhas e passeios culturais, empreendedorismo e o desafio de ser dono do próprio negócio e orientações para o trabalho. Cada aluno recebe gratuitamente, além do curso, o vale transporte, o lanche, o material didático (apostila, lápis, caneta, borracha e caderno), mochila, entre outros materiais. Hoje, o Programa atende mais de mil jovens em Campo Grande.

De
acordo com a diretora da Funsat, Luiza Ribeiro a qualificação profissional é vista com muita seriedade na atual administração municipal. “Mesmo com compromissos urgentes, o prefeito fez questão de deixar uma mensagem aos formandos que reforça o incentivo para que todos não parem de se qualificar e continuem estudando”, comenta a diretora. Representando a secretária de Assistência Social, Maria Antonieta Trad, a secretária adjunta, Nilva Santos salientou a importância de incentivar os jovens à formação, ao estudo e à busca de suas potencialidades. “Eles estão em uma fase de ansiedade pelo espaço no mundo do trabalho, mas para estarem inseridos precisam se formar como cidadãos e se prepararem para um mercado de grande competitividade”, justifica.

                                        Fonte/Autor: Marta Benedito Mtb/MS 184-87

 

                                                                                                           
                                                                    Foto: Nancy Oliveira  

               Desembargador Chagas durante entrega dos certificados